Monitoria


A monitoria se coloca como um espaço formativo na Musicalização. Ao atuar como monitor, o estudante da Licenciatura ou Bacharelado terá contato com práticas educativas e de pesquisa na ciência de que os processos ensino-aprendizagem na infância contemplam o cuidar e o educar e têm como eixo norteador os modos da criança de ser, estar e se relacionar com o mundo, o outro e a música. 


Visto que as práticas educacionais na infância são constituídas do cuidar e educar – cuidados com o bem-estar relacionados à necessidade biológicas e psicológicas da criança, como também cuidados relacionados ao acesso à bens culturais e ao conhecimento – e os modos de se fazer pesquisa com crianças na área de educação musical, se faz necessário ter uma equipe ampla de monitores, inclusive, com habilidades diversificadas. Privilegia-se estudantes da Licenciatura que se encontram em processo de formação para a atuação em contextos educacionais como o da Musicalização da Fames e situações de ensino-aprendizagem correlacionados. 

Ao participar das práticas nas disciplinas da musicalização, o monitor poderá desenvolver o olhar observador e atuar em práticas educacionais e de pesquisa em que são aproveitadas a musicalidade, a cultura lúdica da criança, bem como seu potencial criativo. Ressalta-se que ao se colocar a criança em contato com o som, a música, a voz, o corpo, a flauta doce e/ou o ukulele e o canto coral, como prática musicalizadora, o estudante em formação poderá experienciar um processo de sensibilização musical e alfabetização musical.

Espera-se que a monitoria possa contribuir para a formação do educador musical pesquisador para a atuação profissional nos diferentes contextos educacionais capixaba e brasileiro. Além do exposto se pretende afinar as abordagens teórico-didático-metodológicas do curso de Musicalização de acordo com a realidade do público recebido na Fames e as pesquisas na área, na contemporaneidade. 

(Monique Traverzim)

Monitores:

Calebe Tinoco Silva - Licenciatura em Música;

Harilson Rodrigues dos Santos Junior - Bacharelado em trombone;

Katielle Oliveira de Araújo da Silva - Licenciatura em Música;

Mariana Aguiar de Miranda - Licenciatura em Música;

Kalynkka Kalil Dias Araujo Paulino - Licenciatura em Música