Orientações Gerais


Os horários de aulas são divulgados previamente ao início das atividades da Musicalização Infantil.

Ao final do primeiro semestre letivo serão realizadas aulas abertas e/ou oficinas na Fames com datas e horário enviados aos pais em tempo oportuno.

No final do ano acontece uma apresentação musical com data, horário e local agendado pela Fames que é comunicada aos pais com antecedência ao evento.


Toda a comunicação será feita via agenda, e-mail e quadro de avisos. Verifique semanalmente a agenda ou caderno de recados de seu filho.

Horário para atendimento com a coordenação de curso ou professor precisa ser agendado com a secretária.

A pontualidade das crianças é essencial para o bom andamento das aulas. A tolerância para o atraso, quando necessário, é de dez minutos.

A criança deverá trazer para as aulas o seguinte material: agenda ou caderno para recados, estojo com lápis e borracha, flauta doce (soprano/barroca), apostila de iniciação musical (somente Nível III) e apostila de flauta doce (todos os Níveis). Todo material deverá estar com o nome do aluno. Quando seu filho vier para a Fames somente para o “Coralito”, não é necessário trazer a mochila com materiais.

A flauta doce é um instrumento musical de uso individual e indispensável para a participação das aulas de Flauta doce nos Níveis  I, II e III. Sem o instrumento não será possível tocar e a criança apenas assistirá a aula. A flauta não é emprestada pela Fames por questões de higiene. Sugerimos que personalize, gravando o nome da criança no instrumento, para facilitar a identificação.

É necessário as crianças usarem roupas e calçados confortáveis para a participação dos Encontros em Vivências Musicais nos Níveis I e II.

Os pais ou responsáveis devem estar na Fames dez minutos antes do término das aulas, pois não temos um funcionário para cuidar das crianças que ficam sozinhas.

No caso de falta em aula por motivo de doença, o responsável deverá deixar na Secretaria da Musicalização original ou cópia do atestado médico, ou declaração de comparecimento em consulta médica. A falta será justificada e não abonada. Se acontecer de uma criança faltar duas vezes consecutivamente sem justificativa, o adulto responsável por ela será notificado.